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Os principais canais de vendas online de 2023

Confira os principais canais de vendas online de 2023, segundo pesquisa feita pela Nuvemshop e E-commerce Brasil.

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Nuvemshop em parceria com o E-Commerce Brasil, os principais canais de vendas no Brasil em 2023 foram:

CanalValor em Reais (2023)Valor em Reais (2022)Crescimento (%)
E-commerce200,3 Bilhões169,59 Bilhões19
Aplicativos de lojas43,6 Bilhões37,2 Bilhões17,2
Marketplaces36,8 Bilhões33 Bilhões12,7
Live Commerce11,3 Bilhões9,6 Bilhões17,2
Marketing automatizado10,5 Bilhões8,9 Bilhões17,5
Tabela 1 – Comparativo de vendas nos anos de 2022 e 2023 segundo pesquisa da Nuvemshop em parceria com a E-commerce Brasil.

Quem foi o campeão?

Inegavelmente o e-commerce continuou a ser o canal de vendas que mais faturou em 2023, representando cerca de 15% do varejo brasileiro. Nesse sentido, o crescimento foi impulsionado pela pandemia da COVID-19, que levou as pessoas a comprarem mais online.

Com toda a certeza, o sucesso deste canal se dá a grande quantidade de estratégias de marketing digital disponíveis neste tipo de mercado, como por exemplo, campanhas de e-mail personalizadas para cada comportamento do cliente no site, criando estratégias de conversão para usuários novos, que já compraram, que abandonaram o carrinho, entre outros.

Por isso, podemos dizer que o e-commerce é o nosso campeão, sendo o primeiro da lista entre os principais canais de vendas online de 2023.

Por outro lado, os aplicativos de lojas também tiveram um crescimento significativo em 2023, representando cerca de 3% do varejo brasileiro. Atualmente o acesso a smartphones e tablets aumentou, tornando os aplicativos uma opção mais conveniente para os consumidores.

Igualmente, os marketplaces continuam a ser uma importante opção para as empresas que vendem online. Os marketplaces oferecem uma grande visibilidade e alcance, além de facilitarem o processo de compra para os consumidores. Contudo a desvantagem deste canal são as taxas e comissões cobradas que podem dificultar ou mesmo inviabilizar alguns nichos.

O live commerce, que combina a transmissão ao vivo com a venda de produtos, ganhou popularidade em 2023, representando cerca de 1% do varejo brasileiro. As lives oferecem uma experiência de compra mais interativa e envolvente para os consumidores.

O marketing automatizado, que usa ferramentas para automatizar tarefas de marketing, tornou-se mais popular em 2023, representando cerca de 1% do varejo brasileiro. O marketing automatizado ajuda as empresas a economizar tempo e recursos, além de melhorar a eficiência de suas campanhas de marketing.

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Comparação com 2022

Em comparação com 2022, todos os canais de vendas cresceram em 2023. O e-commerce foi o canal que mais cresceu, com um aumento de 19,0%. Os aplicativos de lojas também tiveram um crescimento significativo, com um aumento de 17,2%. Os marketplaces e o live commerce cresceram 12,7% e 17,2%, respectivamente.

O crescimento das vendas em 2023 pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a pandemia da COVID-19, que levou as pessoas a comprarem mais online. Além disso, o aumento do acesso a smartphones e tablets também contribuiu para o crescimento do e-commerce e dos aplicativos de lojas.

E o que podemos concluir sobre os principais canais de vendas online deste ano?

O crescimento dos canais de vendas online é uma tendência que deve continuar nos próximos anos. As empresas que desejam se manter competitivas precisam estar presentes em diversos canais de vendas, tanto online quanto offline.

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